Olá Pessoal! Nesta semana tivemos a chegada da Legumê à Onilé!

A Legurmê produz antepastos e tomates confitados muito saborosos e saudáveis. Todos eles são veganos, com baixo teor de sódio (menos sal) e possuem menos colorias do que os antepastos comuns (explico logo mais o porquê). São produzidos sem adição de conservantes ou aditivos químicos. Significa dizer que estamos falando de produtos naturais (ponto pra sua saúde)!

A ideia de criar a Legurmê surgiu quando Danilo Campos e Rafael Baches decidiram deixar as carreiras na área de tecnologia e mercado imobiliário, respectivamente, para se dedicarem à paixão pela cozinha. De uma receita de família adaptada surgiu o primeiro produto – Berinjela Agridoce – sucesso em todos os jantares promovidos por Danilo em sua casa. Juntos, trabalharam por 8 meses no desenvolvimento da linha de antepastos, no processo de conservação e na marca.

A linha se divide em 2 categorias, antepastos e tomates confitados:

Antepastos

Os antepastos são feitos com legumes em pedaços em vez de serem batidos como um patê, como em boa parte dos antepastos que vemos por aí. Particularmente falando, sou do tipo que gosto de ver e também de morder e sentir os pedaços dos ingredientes que estou comendo. Visualmente falando fica muito mais interessante, ainda mais se você pretende servir a alguém. Eles também são menos calóricos pois não são imersos em óleo como a maioria dos antepastos, o que torna o sabor deles mais delicado.

Sugestões para acompanhamento

As possibilidades são infinitas aqui. Estamos falando de berinjela, abobrinha, pimentão e cebola: uau! É mais fácil pensar com que eles não combinam. Aqui vão algumas sugestões:

  • pão (óbvio)
  • queijo: diversos, vai do gosto de cada um. Eu gosto particularmente do tipo parmesão, mas fica bem até com um queijinho branco se você preferir seguir pelo caminho mais light)
  • alho confit (nunca experimentou? Ok, depois você me agradece!)
  • massa (eu iria de fusilli ou penne, mas você pode usar com qualquer uma)
  • grelhados: acompanham carne, frango ou pescado
  • salada

Tomates Confits

São preparados com tomates italianos e assados lentamente ao forno até ficarem levemente desidratados. Suaves no sal, possuem acidez equilibrada e um leve toque adocicado dos próprios tomates, pois não levam açúcar. Assim como os antepastos, eles também não são imersos em óleo, por isso são uma alternativa mais saudável ao tomate seco. Podem ser usados como molhos também. Nem precisa dizer que são muito mais gostosos do que esses vendidos nos supermercados.

Sugestões para acompanhamento

Assim como os antepastos, os tomates tem uma aplicação super ampla:

  • pão (sempre)
  • queijo (uma burrata fresquinha com um pouco de azeite e pimenta do reino, por exemplo)
  • massa (que tal uma belo fettuccine ou pappardelle?)
  • risoto (tomate com funghi cai como uma luva)
  • pizza (pra você levar aquela pizza caseira para um outro patamar de sabor)
  • grelhados (fiz um bacalhau aqui em casa e adicionei tomates com azeitonas pretas: fácil, rápido e gostoso)

 

É isso aí! Esperamos que vocês tenham gostado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *